terça-feira, 21 de maio de 2013

O futuro da Internet

Estão já a ser desenvolvidos alguns projetos no Canadá e nos USA que virão resolver algumas fragilidades das versões anteriores da internet. Estes trabalhos permitirão obter uma internet mais rápida que servirá as comunidades mundiais de pesquisa e académicas.

Estão a ser estudados pela National Science Foundation (NSF) projetos que visam estudar a exequibilidade de desenvolver arquiteturas "clean-state" para a internet que sejam seguras, de fácil manuseamento e que acomodem novas tecnologias. Estão a ser também elaborados projetos de design para os protocolos e aplicações da internet - o GENI (Global Environment for Networking Innovations) - e também o FIND (Future Internet Design) que procuar melhorar a visão da internet do futuro.

Nas universidades estão também a ser trabalhados alguns projetos: Planetlab pela Universidade de Princeton; EMULAB pela Universidade de Utah; a USC (Information Sciences Institute) desenvolve o DETER; e a Universidade de Rutgers o WINLAB. Um outro projeto, em desenvolvimento pela Brown University - o INTERNET2 - permite um sistema "Shibboleth" de autenticação open-standard, que revela uma cada vez maior importância da segurança na futura internet.

A internet é uma fonte inegsotável de informação e a sua utilização aumenta dia após dia, não só a nível académico mas também governamental e cooperativo/colaborativo. Todos estes projetos referidos irão dar mais segurança e fiabilidade de forma a que esta poderosíssima ferramenta seja utilizada de forma eficaz e eficiente e sempre com a segurança como principal objetivo.

Bibliografia:
Fahy, Patrick (2008) “As características dos meios de aprendizagem interactiva” - Texto disponibilizado na plataforma da UC.

Sem comentários:

Enviar um comentário